Curiosidades das Eleições 2008 na Bahia

7 10 2008

O resultado das eleições na Bahia revela um panorama político formado por muitos contrastes. Houve prefeito eleito quase por unanimidade, como no município de Ribeira do Pombal, a 312 km de Salvador, onde Zé Grilo (PMDB) obteve 14.005 votos, alcançando porcentagem de 99,26% dos votos válidos.

O resultado somente foi possível por que o candidato Dadá, o segundo mais votado, teve seus 12.889 votos considerados nulos, pois sua candidatura foi cancelada pela justiça. Oficialmente, o segundo lugar em Ribeira do Pombal ficou com o candidato Henrique Vieira, do PCB, que obteve apenas 104 votos, isto é, 0,79% dos votos válidos.

Já em Ourolândia, a 415 km da capital, a situação foi o oposta: cinco eleitores fizeram toda a diferença. Na disputa mais acirrada de toda a Bahia, Antônio Araújo (PMDB) foi eleito com 4.653 votos (49,74%), contra 4.648 votos (49,68%) do segundo colocado, Adenael (PT).

A cidade de Acajutiba, a 183 km da capital, elegeu como prefeito Alex de Davi  (PMDB). Ele é o mais jovem a comandar um município da Bahia, tem 24 anos de idade. Davi foi eleito com 54,18% dos votos válidos.

O vereador mais novo do estado é André Henrique de Amorim Lima (PR), que com apenas 18 anos vai assumir vaga na Câmara de Esplanada, a 160km de Salvador.

Em Itaparica, ilha separada de Salvador pela Baía de Todos os Santos (a 14km da capital), os eleitores valorizaram a experiência. Vicente Gonçalves da Silva (PSDB) de 82 anos teve 42,56% da preferência dos eleitores locais. Ele é o prefeito mais velho do estado.

Mulheres
As mulher baianas foram vitoriosas em 11,35% dos 417 municípios baianos. Entre as conquistas femininas, uma das mais representativas foi a de está Moema Gramacho (PT), que conseguiu se manter na prefeitura de Lauro de Freitas, na região metropolitana, com 59,5% dos votos válidos.

Nas câmaras de vereadores,  as mulheres estão melhores representadas, com cerca de 12,5% das vagas em toda a Bahia. Das 5.255 (21,01% dos candidatos) mulheres que concorreram apenas 482 saíram vitoriosas.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: