PESQUISA ELEITORAL

26 09 2008

Em toda eleição ocorre à mesmíssima coisa: os candidatos que perderam “culpam” as pesquisas eleitorais, levantam suspeitas em relação à sua lisura, reclamam que o comportamento do eleitor foi influenciado, etc. Se na eleição seguinte os mesmos candidatam ganham, o comportamento muda completamente. Ou seja: as pesquisas “erram” ou “acertam” de acordo com a conveniência do candidato e os resultados da eleição.

Todos têm que entender o seguinte: a pesquisa eleitoral utiliza um subconjunto menor de eleitores, para poder estimar, os resultados na população total, é sempre probabilística: nunca acerta totalmente ou erra totalmente. Poderíamos dizer que todas as pesquisas erram (se somos pessimistas) ou todas as pesquisas acertam (se somos otimistas) !

As pesquisas são feitas da seguinte maneira: os pesquisadores selecionam ao acaso um número de pessoas a serem entrevistadas. Esse conjunto constitui a amostra que servirá de base para a pesquisa. O número de participantes (tamanho da amostra). Pode parecer pouco, mas não é. Toda estimativa estatística se baseia na chamada “lei dos grandes números”, ou seja, a fidedignidade de uma previsão aumenta proporcionalmente ao tamanho da amostra. Só que ela se estabiliza a partir do ponto em que certo número de participantes é atingido. Não adianta nada ter uma amostra de 2 milhões, se uma amostra de 2 mil consegue aproximadamente as mesmas margens de erro.

Outra coisa: nào existe metodologia capaz de medir a mudança súbita do comportamento dos eleitores, o qual depende, às vezes, de coisas aparentemente pouco importantes e de última hora. As pesquisas são ao mesmo tempo um mal necessário e uma garantia do processo democrático.

Elas influenciam, sim, o comportamento do eleitor, mas não poderia ser diferente, assim como existem muitos outros fatores que influenciam. Querer um “comportamento puro”, intocável, como se o eleitor vivesse dentro de uma caixa preta é uma utopia. ( Por Gildásio Cavalcante)

 


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: