50,8% dos eleitores afirmam: candidatos não vão cumprir o que prometem

11 09 2008

Pragmáticos e desconfiados em relação às promessas dos programas eleitorais dos candidatos às prefeituras. Esse é o perfil do eleitor que vai às urnas no domingo, segundo pesquisa divulgada ontem. Metade (50,8%) dos entrevistados declarou não acreditar que serão concluídos os projetos apresentados na campanha. A pesquisa foi realizada em 195 municípios, de 24 estados. A margem de erro pode variar até três pontos percentuais para mais ou para menos.  

Além dos 50,8% que afirmam que os candidatos não vão cumprir o que prometem os programas eleitorais, 32% consideram que os políticos vão cumprir em parte e 12,2% que vão cumprir -5% dos entrevistados não responderam. As eleições, em geral, são comandadas por dois tipos de sentimento da população: a esperança ou o pragmatismo. ‘Nesta eleição, prevalece o pragmatismo. Os eleitores estão vendo quais os resultados práticos que esse ou aquele candidato pode trazer para eles, isso se reflete na característica do tipo de candidato que será escolhido pelos entrevistados.

O fato de ser um bom administrador foi escolhido por 42,1% dos entrevistados como principal critério para escolher o candidato a prefeito, seguido por: propostas (20,4%), qualidades pessoais (17,7%) e bom político (13,9%)  não responderam (5,9%). O contato pessoal com o candidato foi a forma de escolha do voto mais apontada pelos entrevistados, 37,4%, acompanhado de: debates (29.2%), horário eleitoral gratuito no rádio e na TV (18,4%), comícios (13%), outdoors e panfletos (1%) e mala direta e santinho (1%). O contato pessoal é mais forte no interior.

 


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: