DENÚNCIA ANÔNIMA É MARKETING?

3 09 2008

A baixaria já garantiu votos para muita gente, mas é um recurso cada vez mais arriscado. Hoje há mais consciência dos efeitos nocivos da baixaria e o ganho maior está em não se meter por esses caminhos. Essa história parece envolver um bando de trapalhões metidos a detetives políticos. Pelo que percebo até agora, dois ou três Santantonienses trapalhões do “marketing” eleitoral tentaram fazer o que não deviam, sem a menor necessidade. Os eleitores de Santo Antonio de Jesus, não precisavam disso. Mas o “marketing da baixaria” não fica apenas em trapalhadas e trabalhos sujos. Significa também uma linguagem, um estilo de fazer campanha. O estilo denuncista, com apresentações tensas, carregadas de suspense, dramáticas, acusativas – isso também é um jeito de baixaria. Fazer campanhas pesadas, cheias de denúncias, dossiês, balões, boatos, denuncias anônimas. Procuram criar clima de medo na população, para tirar proveito disso. O problema que eles costumam ter – é que esse estilo de campanha acaba contaminando ela mesmo. A melhor vacina contra isso – é ignorar esse clima de baixaria. Uma campanha como a dos candidatos a prefeito de Santo Antonio de Jesus, por exemplo, que avança limpa, com emoções positivas, não precisa desses artifícios. Contra o marketing da baixaria a credibilidade do candidato e a sabedoria do povo é o melhor remédio. (Por Gildásio Cavalcante)


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: