CANDIDATOS COM 89 ANOS TIVERAM SUAS CANDIDATURAS APROVADAS

12 08 2008

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que 208 dos 378 pedidos de candidaturas a prefeito de pessoas com mais de 70 anos já foram aprovados pela Justiça Eleitoral.

Do total, 25 tiveram seus pedidos rejeitados, cinco desistiram, 42 foram impugnados e 68 aguardam uma decisão do juiz eleitoral. Os dois mais velhos, ambos com 89 anos cada, tiveram suas candidaturas aprovadas.

Conforme a Constituição Federal, não há limite máximo para disputar um cargo eletivo, apenas idade mínima: 18 anos para vereador e 21 anos para os cargos de prefeito e vice-prefeito, deputado federal, estadual ou distrital. Para governador, é preciso ter no mínimo 30 anos e para senador, presidente e vice-presidente, 35 anos.

Dentro do grupo dos mais de 70 anos, 65 disseram ser aposentados, 50 se inscreveram como prefeitos, 38 como agricultores, 31 como empresários, 30 como pecuaristas, 20 como advogados e 18 como comerciantes. Há ainda quatro deputados, quatro vereadores, além de professores, motoristas, médicos, jornalistas, bancários, juízes, dentistas e um zootecnista.

O número de pessoas com mais de 70 anos que pediram o registro de candidatura representa quase 0,1% do total de 381.215 pedidos feito até a última sexta-feira (8) no TSE. O tribunal informou ainda que dos 381.215 pedidos de registro de candidatura, foram aceitos até o final da semana passada, 265.313 – quase 70%.

 


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: