Políticos com ficha suja podem ter seus registros cassados

18 06 2008

 

 

Há um movimento, que deve ganhar corpo entre a população, no sentido de proibir políticos com ficha suja se candidatar a cargos eletivos. A Igreja Católica deu uma dentro ao abraçar a bandeira da moralidade nesse caso específico. E o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), como não poderia deixar de ser, vê a iniciativa como salutar sob os mais variados pontos de vista.


   A única parte contrária é, óbvio, a parte que não deseja que seus podres venham a público. Me esqueço sempre, mas há estatísticas mostrando o surpreendente número de parlamentares – deputados e senadores – que estão com a corda no pescoço. Muito provavelmente não conseguiriam, sequer, tirar folha corrida. Não é à toa que meu sobrinho – um vagabundo, mau caráter, capadócio, venal, lambe-botas e corrupto até a medula – não vê a hora de entrar na política de preferência como candidato a qualquer coisa. Ele, o salafrário, figura execrável e nojenta, de um puxa-saquismo imensurável só quer mesmo é se dar bem. Devia estar na cadeia.

 
   Ora, me dou ao desprazer de falar sobre esse ser deletério apenas como um exemplo de como será bom banir das nossas casas legislativas e dos nossos palácios executivos os maus políticos.  Pelo texto, fica proibida também a candidatura de quem renunciou ao mandato para escapar de punições legais. A idéia é afastar até mesmo aqueles candidatos cuja sentença definitiva ainda não tenha sido proferida. O TSE já sinalizou que poderá mudar a decisão que autoriza candidatos réus em processos judiciais a concorrerem nas eleições.

 

A decisão foi apenas uma diretriz, e não uma definição final. O TSE divulgará para o eleitor detalhes sobre a vida pregressa dos candidatos. Que seja assim. Queremos um Congresso que respeite a sociedade mas que sobretudo mereça respeito.

 


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: